As Meias e os conselhos indicados para o Verão…

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Muitos estão familiarizados com o problema: quando as temperaturas sobem, as pernas e os pés incham. Porquê que isso acontece? O porque das pernas pesadas e cansadas no verão?

Explicamos as causas e damos dicas para pernas em forma e saudáveis.

  • Use meias de compressão elástica mesmo no verão

Usar meias de compressão elástica nos dias quentes pode não ser uma ideia muito tentadora no início. Mas quem sofre de pernas pesadas ou mesmo Insuficiência venosa crónica, linfedema e/ou lipedema sabe há muito tempo que as meias de compressão elástica JUZO são indispensáveis em dias quentes para aliviar as pernas: O uso consistente é extremamente importante para a situação física ou para não piorar as queixas associadas.

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  • Aproveite o verão com as meias certas

Se não houver problemas de veias fundamentais, as meias de descanso de alta qualidade Compressana by JUZO também devem ser usadas na estação quente como medida preventiva: No dia-a-dia, quando permanece em pé ou sentado por muito tempo no trabalho e especialmente em longas viagens de carro, comboio ou avião.

Regulação da temperatura corporal

Para que o corpo seja capaz de manter sua temperatura ideal mesmo nos meses quentes de verão e não sobreaquecer, é essencial libertar calor, por exemplo, através da transpiração e do efeito associado do arrefecimento evaporativo.

O nosso corpo também aumenta os vasos sanguíneos e desta forma desloca mais sangue para a superfície da pele, onde o excesso de calor do interior do corpo pode ser libertado para o meio ambiente. Mesmo em veias saudáveis, essa vasodilatação pode fazer com que as válvulas venosas não funcionem mais adequadamente e o fluxo de retorno do sangue usado para o coração seja interrompido, levando ao inchaço dos pés e a formação de edema.

Proteção da pele contra a exposição solar

A proteção da pele sensível é particularmente importante para pacientes com edema nas pernas. Limite a exposição ao sol, especialmente por volta do meio-dia, quando os raios UV são mais fortes. Proteja-se em locais com sombra e cubra as regiões afetadas.

Promover o arrefecimento

Aplique água fria nas pernas de manhã e à noite. A água fria ajuda as paredes das veias a contraírem-se. Quando está muito calor pode ser agradável humedecer regularmente as meias com água usando um borrifador. Isso garante um arrefecimento evaporativo delicado.

Nutrição adequada e leve

É recomendado alimentos de verão, leves e com baixo teor de sal, muita fruta e legumes. O ideal é comer várias refeições leves ao longo do dia para não sobrecarregar o trato digestivo. Uma dieta rica em gordura reteria o sangue que é realmente necessário para arrefecer a pele através do trato gastrointestinal. O excesso de sal pode sobrecarregar o sistema cardiovascular e levar ao aumento da retenção de água.

Hidratação adequada

A evaporação do suor da nossa pele efetivamente arrefece o nosso corpo. No entanto, em dias quentes perdemos água e eletrólitos através da transpiração. A transpiração intensa também diminui o volume sanguíneo. O sangue fica mais espesso, exige que o coração bombeie com mais eficiência e aumenta o risco de trombose.

Ao beber em dias quentes (geralmente quando exposto ao calor), o objetivo principal é compensar a perda de líquido para que o sistema circulatório não seja prejudicado. Dependendo da atividade, devem ser ingeridos pelo menos 2 a 3 litros de bebidas sem açúcar, como água (DICA: Adicione um pouco de erva-cidreira e rodelas de limão para dar sabor) ou chá. Deve evitar bebidas com alto teor de energia, como bebidas energéticas ou refrigerantes (a absorção de água é mais lenta).

Evite ou reduza o consumo de álcool, especialmente durante as horas mais quentes do dia, pois pode causar dilatação dos vasos sanguíneos, perda excessiva de líquidos e desidratação. Bebidas frescas são perfeitamente boas se estiver quente. No entanto, deve evitar bebidas geladas, pois podem causar cólicas estomacais e, em seguida, dificultar a ingestão de líquidos necessária.

Exercício adequado

O desporto ou exercício físico em geral ativam as bombas musculares das pernas e promovem o fluxo de retorno venoso para o coração. Quem tem de ficar sentado por muito tempo no trabalho deve levantar-se pelo menos uma vez por hora e dar alguns passos para ativar a circulação sanguínea. Em geral: Uma sessão de exercício físico à noite, quando já não está tão quente, ajuda. A natação em piscina exterior além do exercício ajuda a refrescar o corpo. Ao mesmo tempo, a pressão da água atua como uma compressão em todo o corpo. Caminhar ou andar de bicicleta são boas alternativas.

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