Vai viajar? Boa viagem com meias Juzo

You are here: Home \ Noticias \ Vai viajar? Boa viagem com meias Juzo



Quando se fala das férias os assuntos são os locais, hotéis, comida, descobertas incríveis… mas raramente se fala das dores nas pernas provocadas por longas deslocações e pela mesma posição (sentado) devido ao tempo de viagem, quer em viajem de avião, carro, de autocarro ou comboio… contudo o corpo reage frequentemente com sinais de aviso.

Considere as informações e conselhos práticos, que podem tornar os voos e as viagens mais fáceis:

Voos e viagens prolongadas: além de cansativas podem mesmo pôr a saúde em risco, principalmente quando o tempo de viagem é de várias horas e a reduzida distância entre os bancos não deixa espaço suficiente para esticar adequadamente as pernas. Estar muito tempo sentado com as pernas em ângulo, constitui um risco para a saúde, como a trombose do viajante. Especialmente no avião, com a baixa pressão e o ar seco, a falta de exercício pode causar problemas. Porque o sangue, nestas circunstâncias, estagna mais rapidamente do que no solo.

Prevenir com terapia de compressão

Para aqueles que passam muito tempo em viagens, recomendamos meias de compressão elástica ou meias de descanso de viagem. Aliviam as veias, conseguem prevenir a retenção de líquidos e assim evitar uma trombose do viajante.

As meias Juzo são a melhor opção, graças ao ajuste perfeito e conforto durante o uso. Há mais de 100 anos que a Juzo é especialista neste sector. O vasto portfólio da Juzo abrange desde as meias pelo joelho até aos collants com várias opções de malha e cores.

Meias de compressão ou meias de descanso – Qual a diferença?

As meias de descanso …

… macias e suaves. Este tipo de meias descansa as pernas graças a uma compressão muito ligeira, sendo por isso as mais adequadas para viajantes com pernas saudáveis e que não sofrem de doenças venosas. Compressana Twist by Juzo caracteriza-se por um tipo de meias de descanso até ao joelho elegantes, respiráveis e delicadas para a pele devido a sua composição com 58% de algodão. Disponíveis em várias cores da moda.

As meias de compressão …

… são utilizadas diariamente e com efeito medicinal na terapia de compressão das pernas. Têm um padrão de pressão definido, que reduz a retenção de líquidos nas pernas e melhora o fluxo sanguíneo para o coração. São utilizadas nas doenças venosas e dividem-se por classes de compressão. A malha das meias de compressão é fina e delicada, dispõe de características individuais em cada gama e cores modernas, que podem ser perfeitamente combinadas com qualquer estilo de roupa.

As meias de compressão medicinais Juzo Soft, graças à sua malha de microfibra especialmente fina, permitem a passagem ideal da humidade – mesmo nas condições climáticas especiais do destino da sua viagem.

As meias Juzo Energy, especialmente dedicadas para Homens, enquadram-se no tipo de meias de compressão preferidas para viagens, viagens de aventura, desporto ou na vida profissional, pois garantem um excelente conforto, uma notável sensação de leveza e suavidade durante todo o dia, graças à sua malha canelada.

Como posso prevenir uma trombose do viajante? Conselhos para a viagem

Antes da viagem

  • Se pertence a um dos grupos de risco, fale da viagem com o seu médico de família.
  • As meias de viagem podem ser uma ajuda preciosa. Deixe que a sua Farmácia o/a aconselhe!

Durante a viagem

  • Use roupa confortável que não aperte.
  • Levante-se regularmente e estique as pernas.
  • Faça exercícios de ginástica com as pernas.
  • Se tiver apoios de pés – use-os.
  • Não cruze as pernas.
  • Beba muita água para não desidratar.
  • Evite bebidas alcoólicas, tabaco e demasiado café.
  • Cuidado com os comprimidos para dormir. Durante o sono, os movimentos são demasiado escassos.

Após a viagem

  • Se depois da viagem – mesmo algumas semanas mais tarde – sentir as pernas inchadas, dores inesperadas ou falta de ar, vá imediatamente ao médico.

Conselhos para mais conforto e bem-estar em viagens de férias e de negócios

Quando demora um pouco mais…

Voos de longo curso

Por muito que o seu destino seja de sonho – estar sentado/a dez ou mais horas num avião pode ser uma verdadeira angústia. É bom quando se sabe usar o tempo com sensatez e se pode manter a boa forma.

Viajar de autocarro e de comboio

Ambos os meios de transporte gozam de grande popularidade – os autocarros devido aos baixos preços e muitas ligações, o comboio por causa do conforto e da velocidade.

O nosso conselho para as viagens de avião, comboio e autocarro

  • A maior parte das companhias aéreas dispõe de lugares com mais espaço para as pernas. Têm pelo menos mais dez centímetros de espaço extra. Alguns destes lugares encontram-se junto das saídas de emergência. Encontrará a sua localização exata no mapa de assentos do respetivo tipo de aeronave, no site da companhia aérea.
  • Sobretudo em viagens de longo curso, vale a pena a pequena taxa extra – mas lembre-se de fazer a reserva atempadamente. Nas viagens de comboio e autocarro normalmente também é possível fazer uma reserva de lugar.

Grandes viagens de carro 

Para uns, conduzir um carro é algo stressante; para outros, é um prazer: sem companheiros de viagem aborrecidos, uma boa conversa e comida a gosto.

Sugestões para viagens de carro longas

 O vestuário adequado é importante. Deve ser confortável e arejado, sem apertar nem contrair.

  • Pense nas suas meias de viagem – também nas viagens de carro podem prevenir o risco de trombose do viajante.
  • Antes e depois de cada viagem coma apenas refeições ligeiras e leve consigo um a dois litros de água mineral ou chá sem açúcar, por pessoa.
  • Ao volante, vá variando frequentemente a sua postura, por exemplo, apoiando-se ocasionalmente na região lombar. Desse modo evitará as dores nas costas.
  • Não conduza durante mais de duas horas seguidas de cada vez. Em seguida, descanse cerca de 15 minutos e vá intervalando com alguns exercícios de relaxamento.
     

Trombose do viajante – Como é que acontece?

Os viajantes muitas vezes permaneçam imóveis durante horas, quando isso acontece, pode haver retenção de líquidos nas pernas, o que impede o refluxo sanguíneo devido à pressão que exerce sobre os tecidos. Em casos mais raros, forma-se um coágulo sanguíneo na parede de uma veia, o qual entope os vasos – é o chamado trombo.

Porquê que acontece?

As veias das pernas têm de bombear o sangue desde o ponto mais profundo do corpo de volta ao coração, contra a gravidade, 24 horas por dia, durante uma vida inteira. A bomba músculo-venosa dos músculos da perna – também designada por bomba muscular da perna – tem a função mais importante no retorno do sangue. O movimento das pernas provoca tensão nos músculos da perna abaixo do joelho, funcionando então como uma bomba natural que transporta o sangue venoso das pernas de volta para o coração. Se esta bomba, devido ao facto de estar sentado/a no avião, no autocarro ou no automóvel durante um longo período, for, por assim dizer, “retirada de serviço”, pode acontecer que o sangue venoso se acumule nas veias e continue a fluir, mas mais lentamente. Este bloqueio da pressão de retorno do sangue é sentido passado algum tempo, sob a forma de pernas “pesadas” ou “dormentes”.

Sintomas e aquilo a que deve estar atento/a

Os sintomas de uma trombose do viajante podem ser múltiplos e também não têm de se manifestar todos de uma vez. Por isso, nem sempre é fácil reconhecê-los como tal. Preste atenção aos seguintes sinais de aviso nas suas pernas – mesmo que o seu voo ou a sua viagem já tenham terminado há algum tempo:

•    Inchaços

•    Dores de esforço, em especial ao caminhar, ou quando está de pé ou sentado

•    Descoloração e brilho da pele (avermelhada ou azulada)

•    Sensação de tensão

•    Aquecimento da extremidade afetada

•    Veias que se tornam subitamente visíveis à superfície (p. ex., uma “veia de alerta” na região da tíbia)

Quando se forma um trombo nas veias superficiais, em geral este está associado a uma inflamação. Um sintoma de uma trombose venosa superficial pode ser um endurecimento ou vermelhidão da área afetada. Adicionalmente podem ocorrer dores à pressão. Em caso de suspeita de trombose, consulte o médico!

Quem é particularmente afetado?

Os idosos, as pessoas com excesso de peso e as grávidas pertencem aos grupos de risco de trombose do viajante. Os viajantes que já sofreram de trombose, assim como os doentes venosos, com varizes, por exemplo, são igualmente afetados.

Fatores de risco para uma trombose do viajante

  • Já ter tido uma trombose
  • Existir tendência para trombose na família
  • Estar imóvel (p. ex. devido a ter uma perna engessada ou ter sido recentemente submetido a uma operação)

A FARMA+ têm ao dispor uma equipa comercial e linha de apoio ao cliente especializada para ajudar a Sua Farmácia sobre qual o portfólio adequado, desta forma pode disponibilizar o melhor produto e aconselhamento personalizado ao utente, permitindo-o disfrutar das viagens de forma mais confortável…

https://www.juzo.com/pt/servicos-conhecimento/bem-informado/trombose-do-viajante#prevenir-trombose

WordPress Themes