
Temos boas notícias!
A síndrome da fragilidade é muitas vezes uma condição reversível.
✅ Exercício físico em grupos.
✅ Exercício físico + Suplementos Nutricionais.
✅ Suplementos nutricionais sozinhos.
✅ Treino cognitivo.
A velocidade da marcha (VM) na prática clínica rotineira é medida em metros por segundo (m/s), sendo o ponto de corte de 0,8 m/s numa distância de 4 metros. Este valor, ou um valor inferior, é considerado frágil. Entre 0,8 e 1 metro por segundo, o resultado na medição seria pré-frágil, e acima de 1 m/s é considerado robusto.
Prevenção
Como todos sabemos, cada pessoa é diferente e, para além da genética, a dieta e o estilo de vida desempenham também um papel importante.
O objetivo de medir a velocidade da marcha em farmácias, centros de fisioterapia e centros socio-hospitalares de multisserviços é trabalhar na PREVENÇÃO. Não é necessário ultrapassar a barreira dos 65 anos para começar a medir e avaliar as pessoas que visitam os seus centros de trabalho para outras consultas ou patologias.
Já existem estudos publicados que indicam que a partir dos 45 anos, dependendo da velocidade da marcha, se a pessoa estiver a envelhecer rapidamente, este será o ponto ideal para começar a trabalhar na prevenção. No entanto, qualquer idade após essa é boa, e nunca é tarde demais, desde que não estejamos num estado de incapacidade.
O objetivo não é apenas inverter a síndrome, mas também evitar quedas (com ajudas técnicas), institucionalização e, em suma, garantir uma melhor qualidade de vida.
Quando é que o doente está num estado de fragilidade «reversível»?
Na verdade, não existe uma medida específica, pois tudo depende da pessoa e do profissional. No entanto, com uma velocidade entre 0,65 e 0,7 m/s, um paciente pode estar numa situação de reversão da síndrome, desde que receba uma prescrição adequada e subsequente acompanhamento em nutrição e atividade física.
Prescrição Proposta
(Suplementos Nutricionais)
Projeto Vivifrail
Este projeto baseia-se na ideia de que a saúde das pessoas idosas deve ser medida em termos da sua funcionalidade, e não apenas como uma doença que determina a esperança e a qualidade de vida, bem como os recursos ou apoios de que cada pessoa necessita. O objetivo é manter um nível de funcionalidade que garanta o mais alto grau de autonomia possível em cada caso.
O Vivifrail é um programa de exercícios altamente visual, fácil de interpretar e recomendar. Disponibilizamos todas as informações necessárias para que possa utilizá-lo, caso tenha essa oportunidade. Se trabalha em nutrição, ajudas técnicas, entre outras áreas, é altamente recomendável que conheça este programa.
Os resultados da combinação de uma boa recomendação de atividade física com uma adequada nutrição são surpreendentes em apenas algumas semanas.