Porque é que ocorre a síndrome das pernas cansadas e como podemos evitá-la
Porque é que ocorre a síndrome das pernas cansadas e como podemos evitá-la
Descubra o que é, porque ocorre, a quem afeta com maior frequência e alguns conselhos para evitar os seus efeitos.
O que é síndrome das pernas cansadas? É o retorno venoso insuficiente, causado por uma falha no sistema de bombeamento, que provoca a dilatação das veias, a infiltração de líquidos nos tecidos e, consequentemente, sintomas como inchaço e sensação de peso, que podem resultar no aparecimento de varizes e/ou numa doença conhecida como insuficiência venosa crónica.
Esta doença vascular é mais comum em mulheres, mas afeta entre 20% e 30% da população adulta e, em maior proporção, até 50% dos maiores de 50 anos.
Quais são os sintomas que te ajudam a identificá-la?
Sensação de peso e inchaço, que se tornam mais evidentes ao estar de pé ou parado durante longos períodos, cansaço, cãibras musculares, dor, parestesias noturnas (adormecimento das pernas), formigueiro, comichão, dor muscular e/ou varizes.
Fatores que influenciam
O risco de sofrer da síndrome das pernas cansadas aumenta com a idade, mas também há uma predisposição genética, influência de antecedentes pessoais de doença circulatória, o estado hormonal: gravidez e menopausa. Existem ainda outros fatores que podem agravar o problema, como o sedentarismo, o excesso de peso ou a obesidade e a obstipação.
Conselhos para prevenir e evitar os efeitos da síndrome das pernas cansadas
- Manter as pernas elevadas sempre que possível.
- Dormir com as pernas levantadas.
- Evitar fontes de calor direto e a exposição prolongada ao sol.
- Estimular a mobilidade. É aconselhável caminhar, nadar ou pedalar durante, pelo menos, 30 a 60 minutos diários.
- Não usar roupa apertada.
- Usar calçado largo e confortável.
- Evitar o excesso de peso e a obstipação.
E, por último, falamos de alguns tratamentos:
- Terapias compressivas: consiste na aplicação de pressão externa, através de ligaduras ou meias de compressão elástica.
- Hidroterapia: é um método que combina duches ou massagens com água fria ou alternada (fria e morna) para estimular uma melhor circulação venosa.
- Fitoterapia: refere-se ao uso de plantas medicinais ou cremes formulados com extratos vegetais, que proporcionam uma sensação de bem-estar e alívio para quem sofre de pernas cansadas. No caso de Fisioprim Pernas Cansadas, utiliza extratos de videira vermelha pelos seus efeitos angioprotetores e anti-edematosos e pelos seus múltiplos benefícios para a circulação sanguínea, assim como castanheiro-da-Índia, indicado na prevenção e tratamento da sensação de peso nas pernas, edemas de diversas origens, sequelas de flebite e como tratamento auxiliar na celulite e em processos reumáticos.
Por isso, se ainda não conhece Fisioprim Pernas Cansadas, chegou o momento.