Lesões do Ombro

You are here: Home \ Noticias \ Lesões do Ombro



Lesões do Ombro

 

Articulação de grande mobilidade formada por duas articulações principais, a escapuloumeral, a acromioclavicular e, por último e em menor grau, a esternoclavicular, que permite realizar um amplo intervalo de movimentos e todas as suas possíveis combinações em todos os planos, como um movimento completo de circundução, onde a flexão-extensão é combinada com a adução-abdução e a rotação interna-externa.

Um amplo número de lesões podem apresentar-se na articulação do ombro, afetando tanto os componentes ósseos como as suas estruturas moles.

Luxações que podem ser anteriores ou posteriores, fraturas, tendinites, distensões, bursites, rutura da coifa dos rotadores ou capsulite adesiva.

 

 

Sintomas

Variam dependendo da lesão ou da patologia presente, tendo como denominadores comuns a dor e a incapacidade funcional em maior ou menor grau.

As atividades da vida diária serão afetadas perante a incapacidade de realizar movimentos combinados da articulação do ombro.

Em concreto, a rutura da coifa dos rotadores costuma ocorrer devido a um movimento brusco ou acidente traumático com rasgão do supraespinhoso, comprometendo até o infraespinhoso subescapular.

As luxações podem ocorrer em diversos sentidos, sendo a mais frequente a luxação anterior, que se produz por um mecanismo de abdução e rotação externa, ou a luxação posterior, que ocorre com escassa frequência, devido a um movimento de flexão e rotação interna.

Tratamento Ortotésico

Dada a diversidade de lesões que podem afetar a articulação do ombro e tendo em conta que as mais comuns são as lesões de partes moles, as afeções reumáticas, os traumatismos e aquelas que resultam de tratamento cirúrgico, são necessários diferentes dispositivos ortotésicos para que, juntamente com as técnicas reabilitadoras aplicáveis em cada caso, realizem a função ortotésica precisa que contribua para uma rápida recuperação.

Suportes de antebraço e ortóteses de fixação proporcionam a imobilização e descarga do braço, aliviando a articulação das tensões musculares-ligamentares e proporcionando a proteção requerida ao evitar mobilizações indesejadas. Por outro lado, as ortóteses de posicionamento articular em que podemos regular a posição da articulação, variando a abdução rotação externa, a antepulsão ou uma sua combinação, segundo a prescrição médica, permitirão uma imobilização e descarga articular corretas. Libertar os sistemas de sustentação permite aplicar os programas de reabilitação adequados.

O produto essencial na Farmácia

Imobilizador de Ombro 902Imobilizador de Ombro, refª902

Características

  • Ortótese de imobilização que permite o descanso da articulação escapulo-umeral.
  • Alças cruzadas nas costas para aumentar a fixação, diminuindo a tensão no pescoço.
  • Fixação fácil e segura devido ao microvelcro.
  • Possui banda horizontal, para uso opcional, para imobilização do ombro.
  • Fabricado em veludo macio ao toque. Confortável.

Indicações

  • Patologias que requeiram suporte do antebraço e do ombro, tais como, fratura ou luxação do cotovelo e/ou ombro.
  • Pós-operatório.

WordPress Themes