O lipedema (grego: Lip = gordura) é uma disfunção da distribuição de gordura. Num lipedema, as células adiposas doentes alojam-se em determinados pontos do corpo.
As acumulações de gordura surgem principalmente no rabo, nas ancas e nas pernas, podendo depois também surgir nos braços numa fase posterior. Nos pontos afetados, os tecidos são sensíveis à pressão, com tendência a formar hematomas. Afeta quase exclusivamente as mulheres, a causa desta doença crónica são normalmente transformações hormonais no corpo, que acontecem durante a puberdade, uma gravidez ou a menopausa.
Os lipedemas são divididos em vários estádios
Estádio I
Estádio II
Estádio III
Sintomas
Os sinais exteriores e sintomas sentidos internamente que permitem identificar um lipedema:
A identificação de um ou vários sinais, é aconselhado a consulta de um médico especialista.
Um diagnóstico precoce é importante para garantir uma evolução ideal da terapia e evitar um agravamento da condição.
Abordagem em termos de tratamento
As meias de compressão Juzo associadas a uma alimentação saudável e exercício físico são importantes na abordagem geral.
No entanto, um lipedema em estádio avançado é tratado com Terapia Descongestiva Combinada com Drenagem Linfática Manual e terapia de compressão auxiliar ‘Juzo Compression Wrap’.
Este tratamento é composto por duas fases (fase 1: Fase descongestiva, fase 2: Fase de manutenção/otimização).O tratamento deve ser decidido caso a caso, com supervisão de um profissional de saúde competente.
Mais conselhos para Terapia de Lipedema: https://www.juzo.com/pt/servicos-conhecimento/bem-informado/linfologia