Liderança farmacêutica em tempos de Covid-19.

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Caso de sucesso em Espanha.

Hoje partilhamos um caso cheio de generosidade, vocação ao serviço e humanidade, mas também de liderança nos tempos de Covid: o da Farmácia Maria de la O García Bustamante de Sevilha.

Suporte solicitado para gerenciamento de medicamentos
Sevilha, 23 de março. A informação é muito desconcertante, o número de infeções aumenta a cada dia, o número de mortes também. Uma semana atrás, o bloqueio começou.

A Venalink recebeu um telefonema do Diretor de Contrato da Arima Siap, Francisco Calabozo, no qual pede apoio para o gerenciamento de medicamentos para moradores de rua que estão em tratamento nos pronto-socorros municipais de Covid-19. Esse apoio consiste na dispensação dos medicamentos prescritos aos pacientes atendidos nos centros; esto va a implicar la retirada de dicha medicación de la farmacia mas cercana, la elaboración de los SPD para los pacientes atendidos en estos centros y la resolución de las dudas que los profesionales de la intervención social tuvieran al respecto, completando así una atención integral a estas pessoas.

Francisco nos contacta para que possamos identificar farmácias especializadas na produção de SPD em determinadas zonas de Sevilha onde estão localizados os centros desportivos que vão ser transformados em abrigos de campanha. Eles acham que a intervenção farmacêutica é vital em tempos de crise. A prioridade em encontrar a farmácia é a proximidade com o centro e a experiência da farmácia em relação a um serviço farmacêutico profissional como o SPD.

O farmacêutico assume uma liderança clara
Mais uma vez, emerge a figura do farmacêutico integrado em equipes multidisciplinares, assumindo uma liderança clara e revelando uma clara vocação de serviço à sociedade quando necessário. Imediatamente começamos a trabalhar e localizamos as farmácias mais próximas dos três centros que requerem esta intervenção.

Estamos agradavelmente surpreendidos, desde o primeiro minuto, pela disponibilidade de María de la O. A sua resposta afirmativa e sem hesitações à nossa oferta e às soluções que apresenta são, sem dúvida, a resposta de uma líder.

Falamos com ela sobre esse pedido não sem complicações em um momento em que algumas farmácias estavam sobrecarregadas: “Prepare os DPS para todos os pacientes que precisam, organize o fornecimento de todos os medicamentos necessários, esteja em contato permanente com a equipe médica do ambulatório mais próximo clínica, fazer reuniões diárias com a equipe que dirige o centro de atendimento a essas pessoas … ”. Tudo isso sem esquecer a carga de trabalho diária de qualquer farmácia nos horários de Covid.

“Não hesitei em comparecer ao abrigo de campanha”
Nas palavras de María de la O, “Quando me surgiu a proposta de frequentar, da minha farmácia, o centro desportivo que estava a ser adaptado a um abrigo de campo para servir os desfavorecidos, não hesitei. Eu estava claro que era uma obrigação moral e social, com meu bairro, minha cidade e com a sociedade em geral, dadas as circunstâncias. Assim que iniciamos a tarefa, percebemos que demorava muito; Para começar, tivemos que verificar cada um dos tratamentos dos pacientes que entraram. Só tínhamos o cartão de saúde. Felizmente, tanto o farmacêutico quanto a enfermeira do ambulatório mais próximo ofereceram sua colaboração sem hesitar em me ajudar ”.

“O fato de frequentar dois centros esportivos, não apenas um como se pensava inicialmente, atrasava o atendimento ao paciente da farmácia. Tivemos que trabalhar muito nestes primeiros dias de confusão e adaptação a uma nova forma de trabalhar e a uma série de normas sanitárias obrigatórias. Tudo isso nos causava um grande atraso em nosso trabalho diário de cuidar de nossos pacientes regulares. Foi um grande desafio, mas eu sabia que tinha que fazer e seguimos em frente. Essas pessoas vulneráveis ​​precisavam da minha contribuição como farmacêutico e decidi fazer tudo ao meu alcance para melhorar sua saúde ”.

Todos os pacientes, sem exceção, eram pacientes polimedicados com baixa adesão aos tratamentos. Muitos deles com perfis muito complexos e diretrizes de medicação de difícil cumprimento.

Testemunho do Diretor do Dispositivo
Também daqui, o nosso agradecimento a Francisco Calabozo, Diretor do aparelho, que gentilmente contribui com seu depoimento.

Quando lhe perguntamos o que significava a integração da farmácia na sua equipa, Francisco diz-nos com grande entusiasmo, e sem poupar palavras de agradecimento, “o apoio fundamental da farmácia para garantir a segurança dos doentes. Todos os usuários atendidos que tiveram um tratamento prescrito acessaram independentemente de sua situação social. “

“Além disso, a disponibilidade de María de la O e de sua equipe em responder às dúvidas da equipe de intervenção social (que eram muitas) facilitou a comunicação de informações aos pacientes beneficiados pela coordenação com a Farmácia”.

Questionado sobre o impacto que a dispensação de medicamentos organizados teve nos DPSs, Francisco explica como a gestão da carga de trabalho foi bastante simplificada: “Poder delegar a gestão da medicação a esses grandes profissionais facilitou a gestão global dos centros, intervenção com usuários e a criação de um contexto de segurança, tanto para profissionais quanto para pacientes. “

Francisco também quer aproveitar este breve post para transmitir “o meu agradecimento pessoal a María de la O e à sua equipa pela qualidade humana que demonstraram, pela sua gentileza perante as dúvidas da equipa e, sobretudo, pela paciência sem fim em face às mudanças e modificações que da equipa lhes pedimos para a elaboração do SPD. Na minha opinião, a integração da farmácia na nossa equipa tem sido um elemento chave para alcançar os excelentes resultados obtidos neste projecto. ”

Obrigado a todos por seu trabalho anônimo!
María de la O compartilha connosco sua imensa satisfação por ter podido ajudar em seu trabalho nesta pandemia que tivemos que viver neste ano de 2020 e sua infinita gratidão pela dedicação de sua equipe. Da VENALINK queremos dar visibilidade a todos os farmacêuticos, que com o seu trabalho anônimo, têm ajudado a melhorar a vida dos pacientes neste período difícil para todos.

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