OF – Nova Norma Geral sobre PIM

You are here: Home \ Noticias \ OF – Nova Norma Geral sobre PIM

Ordem dos Farmacêuticos - Nova Norma Geral sobre Preparação Individualizada da Medicação



A Direção Nacional da Ordem dos Farmacêuticos (OF) aprovou uma nova norma de orientação profissional sobre Preparação Individualizada da Medicação (PIM), um dos novos serviços farmacêuticos que podem ser prestados nas farmácias comunitárias, ao abrigo da Portaria n.º 97/2018, em vigor desde o início de maio. A versão final do documento resulta de um trabalho de normalização de procedimentos, que foi alvo de importantes contributos e comentários, durante o período em que esteve em Consulta Pública, visando orientar os farmacêuticos comunitários na prestação deste novo serviço, diferenciador e de inquestionável utilidade para os cidadãos que tomam múltiplos medicamentos.

 

Este trabalho partiu do Grupo Profissional de Farmácia Comunitária (GPFC) e envolveu várias outras estruturas da OF, como o Centro de Informação do Medicamento e o Conselho Nacional da Qualidade, refletindo conceitos-chave para a prestação de um serviço normalizado.

Ao longo do documento é referido o enquadramento da população-alvo, a medicação passível de inclusão, os requisitos de recursos humanos, infraestruturas e materiais, bem como os procedimentos técnicos a adotar para assegurar a qualidade do serviço.

O processo de elaboração da presente Norma contou ainda com contributos de associações de pessoas que vivem com doença, organizações profissionais ligadas ao setor farmacêutico e da academia, tendo sido constituído um grupo de peritos das áreas da Tecnologia Farmacêutica e da Farmacologia, nomeados no seio da Plataforma Ensino-Profissão.

Clique aqui para aceder à Norma para Preparação Individualizada da Medicação para Farmácia Comunitária.


WordPress Themes