Fidelização de Clientes: Não basta apenas atrair novos cliente, é necessário fidelizá-los

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Investir em fidelização irá trazer lucros para sua empresa, além de melhorar sua imagem institucional.



 

É importante ter em mente que estratégias de fidelização são um investimento que fará sua empresa se destacar no mercado, garantindo a continuidade de suas negociações. Mais que clientes satisfeitos você deve procurar clientes fiéis, que retornam e que o recomendam pelos excelentes produtos ou serviços prestados.

#1. Conheça bem o seu cliente

O primeiro passo para a fidelidade a longo prazo é estar atento às características pessoais dos seus clientes. Ter conhecimento das preferências individuais dos seus clientes, torna possível saber o que eles precisam. Lembre-se que é importante manter esses dados sempre atualizados. Com eles em mãos, você poderá oferecer benefícios diferenciados e que superem as expectativas do seu cliente.

#2. Tenha canais de comunicação eficazes

É extremamente importante que seu cliente tenha meios fáceis e acessíveis de entrar em contato com você. Mantenha em funcionamento todos os meios de comunicação possíveis, e faça seu cliente conhecê-los. Se for um site, é bom que tenha botões visíveis de contacto, telefones não devem proporcionar grandes períodos de espera, as redes sociais devem sempre estar atualizadas e o e-mail dever ser visto regularmente. Portanto, tenha diferencial, valorize a relação com o cliente, o bom atendimento na pós-venda é uma porta de entrada para negócios futuros.

#3. Crie programas de ofertas

Tenha programas de ofertas para os clientes que queiram recebê-las. Se um cliente procura um produto indisponível, avise-o quando chegar, o mesmo vale para novidades dentro do que ele costuma comprar.

Um programa de CRM (Customer Relationship Management) para clientes que compram com frequência, ou os que manifestarem o desejo de serem informados sobre as novidades, é fundamental para interagir com os seus clientes de uma forma eficiente. Utilize o histórico de compras e faça o contacto quando tiver um produto ou serviço que se adeque ao perfil do cliente, baseando-se em suas aquisições anteriores.

#4. Honre as suas promessas

Antes de tentar superar as expectativas dos clientes, é extremamente importante que você cumpra o básico acordado por mais simples que seja. Entregar no prazo, entrar em contacto quando combinado, garantir sempre a qualidade no serviço prestado, são exemplos de atos simples, mas que atribuem muito para a fidelização dos seus clientes. O que os clientes procuram muita das vezes é a conveniência, por isso, facilite as coisas para eles.

#5. Destaque-se: seja diferente

Atualmente os produtos, marcas e até os pontos de venda estão muito parecidos, as vantagens competitivas estão a ser criadas através dos serviços agregados e pela experiência na hora da compra. Você deve procurar destacar-se no mercado oferecendo condições diferenciadas. É importante atribuir valor aos seus produtos e serviços, mostrar que você oferece mais que a concorrência. Tenha vantagens para quem compra sempre, seja sincero, crie um ambiente agradável para que o cliente se sinta à vontade.

 

Fonte: “Jornal de Negócios”

Data: 12/04/2017

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